terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

#Resenha: Jogador nº 1

Sou uma leitora lenta e estou em débito de resenhas (não só por ler devagar, mas por não ter interesse em resenhar todos os livros que leio). Dando uma olhada nos arquivos do meu antigo computador, achei algumas resenhas do ano passado que escrevi quando pensei pela primeira vez em criar o blog, projeto que como sabem, levou um ano pra sair do papel. Então eis aqui a resenha de um dos meus livros preferidos.


Título original: Ready Player One

De quem? Ernest Clien
Publicado no Brasil: 2012
Skoob: Adicionar

Sobre o que?

Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade.
Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna.
Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.


E aí, gostou?

Não é novidade que esse livro esteja ganhando não só os geeks mundo afora, mas também as pessoas que não são muito ligadas em games. Bom, eu sou uma prova disso. Sou completamente alheia ao assunto e a-m-e-i o livro! Você não precisa ser um amante da ficção científica pra se deliciar com essa maravilha, se está atrás de uma boa história, pronto! Leia.
Li online o primeiro capítulo do livro e gostei de cara, mas não tinha a intenção de ler tão cedo, até ele ser o escolhido do mês pro The Cray Club. Acabei nem participando da discussão. L
Super bem escrito, a história é consistente, bem desenvolvida e te envolve fazendo você voar pelo livro. O livro é cheio de referencias a músicas, filmes, séries, desenhos e jogos dos anos 80 - o que poderia ter me entediado, mas na verdade me deixou curiosa e me fez pesquisar um pouco sobre no meu tempo livre. A história aborda de uma forma interessante a famosa política do pão e circo em um mundo decadente e me fez concluir que não estamos muito longe da realidade do livro.
Desejei poder jogar do começo ao fim do livro e fiquei feliz por saber que já estar confirmado o filme pela Warner. Outra coisa que gostei foi o livro não ter sequência, o que tem sido um pouco raro ultimamente. A única razão por não classificar o livro como um 5/5 foi a minha falta de informação sobre a cultura pop dos anos 80 e os jogos mesmo.

Em uma playlist:


Até mais!
Tchau.

Nota: A parceira Carol Ribeiro abriu uma nova "categoria" no blog dela. Confiram.

8 comentários:

  1. Adorei a resenha. Objetiva e bem escrita.
    Claro que fiquei interessada no livro, mesmo não sendo expert em games como você também não é rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei esse livro recentemente e fiquei curiosa justamente por ter muita referência aos anos 80, acho o máximo esse época, queria ter nascido nesse tempo <3. Mas também não sei tudo sobre ela, haha. Enfim, pretendo ler o livro assim q puder!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, vc escreve mto bem. Agora vou 'fuçar seu blog, pq achei ele mt dez ;)
    To seguindo aqui flor, pode retribui?
    Blog: http://ingridegoes.blogspot.com.br/
    Fan page: http://goo.gl/hNmEGx

    ResponderExcluir
  4. Oie Jéssica =)

    Li esse livro no final de 2012 (nossa faz tudo isso já rs..). E gostei bastante também. Achei o começo meio parado, mas depois que a narrativa ganhou ritmo, li ele rapidinho =D

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. Sou fã incondicional desse livro. Conheci ele e fiquei louco pra ler, coisa que fiz em tempo recorde (levando em consideração ao numero de páginas). Excelente livro. Descontraído, leve e emocionante. Vale a leitura, realmente. Curti sua resenha :)

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Um real pelo seu pensamento.