quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

#Conversando sobre: dar nota aos livros

Então, eu estava eu ficando em dia com as atualizações dos canais que sou inscrita no Youtube e me deparei com um vídeo que me chamou atenção. Pra quem quiser assistir também, é esse aqui. Para os que não quiserem ou não sabem inglês (não é fluente/preguiça/whatever), é um vlog onde a Leena explica o porquê de não usar o Goodreads. Um dos tópicos que ela levanta é a avaliação dos livros. Como tô em débito de postagens por aqui decidi que era uma boa oportunidade escrever esse breve post.
Isso de dar uma nota, estipular um número, para um livro (ou filme, ou série) tem me deixado com uma pulga atrás da orelha há um tempo e sempre morde na hora de postar uma resenha aqui ou avaliar nas redes sociais. Por que? Bom, às vezes gosto de dois livros de forma completamente diferente e uma mesma nota não expressa isso. Não é que gostei de um mais que do outro, os meus sentimentos são completamente diferentes; e como ela mesma comenta no vídeo: Como comparar coisas inteiramente diferentes? Sei que a resenha fica encarregada dessa parte, é onde a gente cospe tudo que sentiu antes, durante e depois da leitura, ainda assim, não me parece justo. Às vezes o sentimento que tenho na hora de dar uma nota é o mesmo que tenho se preciso resumir uma pessoa em uma só palavra, característica. Não dá, é algo muito mais complexo!

E vocês, meus caros? Vocês avaliam livros, não/sim/porquê? Deixe-me saber nos comentários.
Até mais!
Tchau.

6 comentários:

  1. Oi xará! Adorei seu blog *-*
    Então, eu concordo em termos com você, mas eu gosto de avaliar livros, séries, filmes... O que me leva a dar nota boa para um livro é o que senti lendo, se fiquei feliz, se a história foi envolvente, se gostei dos acontecimentos, se fiquei surpresa, se gostei da escrita... Enfim, são fatores diferentes e aleatórios, mas que juntos fazem com que eu possa classificá-los.
    Com séries eu tenho problema em eleger favoritos, porque afinal eu gosto de todas as que assisto, umas mais, outras menos, umas eu acho que tem qualidade superior, mas enfim, isso eu não consigo fazer um ranking exato, com exceção da minha favorita KKKK

    Enfim, confuso meu comentário mas espero que tenha entendido, haha.
    Um beijo!
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada!
      Eu entendio que quis dizer. Eu também avalio com essa aleatoriedade, mas como disse, nem sempre me parece justo. Talvez eu poste algumas resenhas com nota, outras sem, não sei. Ainda não fiz completamente minha cabeça, hahaha.

      Beijos.

      Excluir
  2. Ja pensei em avaliar, dar uma nota numeraria, mas fica tão difícil! Como disseste e bem, podemos gostar de dois livros de maneiras diferentes, as coisas não são a preto e branco, não da propriamente para fazer uma escala de gosto. E as vezes acabam por se cometer algumas injustiças com a historia das pontuações. Uma coisa é fazer um top 10, outra coisa é dar nota. Não sou muito fã do metodo, mas confesso que, por exemplo no imbd as vezes deixo-me influenciar um bocadinho pela nota que eles dão ao filme, no entanto, é mais numa de curiosidade para saber porquê que eles deram uma nota alta do que considerar o filme melhor do que os outros. é complicado o assunto, ahah!

    Muito amor*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acesso muito o imbd, mas sou assim com o filmow e até o skoob, mas não acredito muito porque como é avaliado pelos usuário e você vê gente avaliando antes mesmo do lançamento... não tem como levar a sério.

      Excluir
  3. Acho realmente pessoal essa questão de classificação. Sou hoteleira e a mesma coisa acontece com a classificação de hotéis.
    Numeração é uma coisa muito subjetiva...
    Concordo muito com você. Eu gosto de classificar, mas do meu jeito rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subjetividade. É exatamente essa a palavra que me escapou na hora de escrever, hahaha.

      Excluir

Um real pelo seu pensamento.