sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

#Resenha: O Chamado do Cuco

O Chamado do Cuco é o primeiro livro na série Cormoran Strike. E é com imenso orgulho que venho informar que após uma luta exaustiva - não por conta do conteúdo do livro, mas por dificuldades pessoais, que fique claro - consegui terminar. E aqui fica a resenha.

Título original: The Cuco's Calling
Publicado no Brasil: 2013
De quem? Robert Galbraith (pseudônimo da autora J.K Rowling)
Editora: Rocco

Sobre o que é?

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido fisicamente e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

E aí, gostou?


Definitivamente. O livro tem uma narrativa muito bem desenvolvida, o que não é uma surpresa tratando-se da Rowling, certo?!  Os personagens também tem histórias muito bem escritas. Strike me convenceu como personagem, é alcançável, real. Robin, a secretária temporária, é um doce. Um pouco idealizada, talvez, mas nada que estrague a personagem. Ela me lembrou a Joan Watson, da série Elementary, com a diferença de que Robin não consegue disfarçar muito bem sua empolgação diante até mesmo da ideia de ser secretária de um detetive particular. Dos demais personagens, posso dizer que mais da metade me pareceu bastante antipático, mas nada surpreendente já que agiam de acordo com o que eu imaginava pra pessoas envolvidas com a fama. O desfecho foi um tanto quanto surpreendente. Todos os envolvidos parecem suspeitos em alguma parte da trama. Se você prestar bastante atenção aos pontos certos e conseguir fazer as conexões acaba descobrindo o assassino. Eu cheguei a desconfiar, mas não me mantive firme ao meu palpite. Não conseguia descobrir como tinha acontecido tudo, tinha apenas uns poucos fragmentos e quando confirmei fiquei completamente presa às últimas 60 páginas, mais ou menos, louca por todas as conexões que Strike apresentava. A única parte um pouquinho decepcionante foi a parte sombria e perigosa. Pela sinopse de final obscuro, acabei me iludindo e o perigo acabou vindo apenas no finalzinho.

Recomendo caso:
  • goste de Sherlock Holmes, drrrr;
  • não se incomode com vocabulário de baixo calão, afinal, o livro tem adultos como público alvo;
  • seja fã da J.K Galbraith. Não, Robert Rowling. Digo, J.K Rowling. Convenhamos, nesse caso é um must read, né?! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um real pelo seu pensamento.